Rua Figueira de Mello, 142 - Centro - Petrópolis - RJ (24) 99883-5959 / (24) 98813-3310 reconciliatiopsi@gmail.com

Programa de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Integral da Pessoa

Coordenação

Clara Maria Matuque da Silva Rento

  • Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em Crianças e Adolescentes;
  • Pós-Graduada em Avaliação Psicológica;
  • Psicóloga do NAPE-IJ (Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado – Infanto- juvenil) em Petrópolis;
  • Capacitada no Programa ‘Creando una cultura de prevención de abusos’ (Instituto de Desarrollo Integral de la Persona-DIP, Equador)
  • Formação em Psicologia Forense
  • Perita Judicial
  • Número de registro profissional: CRP 05/43093.

Monique Regina Bernardi de Medeiros Vasconcelos

  • Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Pós-graduada em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada a Criança e Adolescente;
  • Pós-graduanda em Neuropsicologia Clínica;
  • Perita Judicial;
  • Capacitada no Diplomado “La Prevención del abuso sexual infantil en los Contextos Educativos” do Centro de Investigación y Formación Interdisciplinar para la Protección del Menor (CEPROME);
  • Capacitada no Diplomado “Teología y Prevención: Estudios sobre los abusos sexuales en la Iglesia Latinoamericana” (CEPROME);
  • Capacitada no Diplomado ” Perfilación y Psicodiagnóstico en abuso sexual de víctimas y agresores: diálogo entre el psico-diagnóstico y la psico-teologia” (CEPROME);
  • Experiência como Psicóloga clínica há 10 anos;
  • Número de registro profissional: CRP 05/42115.

Dante Ricardo C. Aragón

  • Membro do Sodalício de Vida Cristã;
  • Bacharel em Administração pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Pós-graduado em Antropologia Cristã pela Universidad San Pablo – Arequipa – Perú;
  • Capacitado no programa Criando uma Cultura de Prevenção de Abusos pelo Instituto del Desarrollo Integral de la Persona – Equador;
  • Capacitado no Diplomado “La prevención en la Iglesia Latinoamericana” do Centro de Investigación y Formación Interdisciplinar para la Protección del Menor (CEPROME);
  • Capacitado no Diplomado “Perfilación y Psicodiagnóstico en abuso sexual de víctimas y agresores: diálogo entre el psico-diagnóstico y la psico-teologia” do Centro de Investigación y Formación Interdisciplinar para la Protección del Menor (CEPROME);
  • Apoio ao Comitê de Proteção e Tutela de Menores da Arquidiocese do Rio de Janeiro; 
  • Número de registro profissional: CRP 05/70072.

Cursos de capacitação

“Capacitação: Promovendo uma Cultura de Cuidado e Desenvolvendo Habilidades para Vida”

 

Entre em contato conosco:
programa.prevencao@reconciliatio.com / reconciliatiopsi@gmail.com
(24) 99883-5959 / (24) 98813-3310

Objetivo do Programa

Promover o desenvolvimento integral de pessoas e instituições, por meio da promoção da saúde.

Público Alvo

Instituições religiosas (Congregações, Sociedades de Vida Apostólica, Dioceses), Sacerdotes, Religiosos(as), Lideranças Leigas (Coordenadores de Pastorais, etc.)

Testemunhos

YURI
“Durante os três dias de formação sobre a pessoa e suas relações, a Reconciliatio trouxe para nós uma parte fundamental da construção interior a partir da consciência de que Deus, sendo três pessoas, é relacional em si. Dessa forma, ao sermos criados à sua imagem e semelhança somos seres relacionais que, para o nosso aperfeiçoamento, faz-se necessário estar com o outro, para o autoconhecimento e conhecimento dos que estão ao nosso redor também.

Foi importante o destaque nas dinâmicas do cuidado comunitário em relação ao processo de amadurecimento que o outro está passando. Saber comunicar-se e entender as circunstâncias de cada situação é fundamental para conseguir agir com prudência e sabedoria.

Outro ponto importante é a sensibilidade, principalmente na pastoral. Saber escutar e discernir o que falar no momento certo. Isso é fruto do autoconhecimento e maturidade.

Um último ponto que destaco é a formação integral da pessoa. Todas as áreas são fundamentais para bem nos relacionarmos com as pessoas ao redor e conosco. Sem isso, as falhas são inevitáveis. Nesta formação também esteve incluso o desenvolvimento do conhecimento psicológico, que hoje é tão caro devido aos inúmeros problemas sociais e psicológicos devido a um período pós pandêmico. A sociedade está carente de bons profissionais que as ajudem nisso. E o Padre é aquele que tem o dever de encaminhar para um bom profissional, mas para isso ele precisa de um conhecimento básico para ajudar a pessoa necessitada que venha ao seu encontro.”
 
Yuri Araujo
CÁSSIO HENRIQUE
“O tema geral da formação foi a saúde mental. Dante, o primeiro conferencista, abordou a importância de se manter atento aos perigos que podem afetar o nosso psicológico. Para isso, o palestrante esclareceu a noção de Pessoa e a essência comunional do Homem, a luz da própria Santíssima Trindade. Por fim, ressaltou que cada um de nós somos guardiões de nossos irmãos, zelando e cuidando de sua integridade física e mental.
 
Na segunda noite, a conferencista Monique, de forma bem dinâmica, apontou as crises que todos estamos sujeitos a passar. No entanto, evidenciou que toda crise é uma oportunidade de nos tornarmos mais belos e fortes para os próximos passos, tal qual a técnica oriental de restaurar a louça quebrada com ouro, tornando-a ainda melhor do que antes.
 
No terceiro e último dia, os conferencistas José e Clara nos comunicaram o estado que podemos estar frente os desafios do dia a dia, por isso, devemos nos conhecer para não entrar em problemas psicológicos mais sérios seja a ansiedade ou depressão, problemas tão comuns das atuais gerações. Por fim, também vimos algumas técnicas para nos ajudar a passar pelas contrariedades, como disciplina, paciência, e relaxamento através da respiração.
 
Foram noites excepcionais, pude aprender e compreender pontos de extrema importância para a minha formação. Na vida sacerdotal somos cercados de problemas dos outros, e, para ajudar a resolvê-los, nos envolvemos, e isso pode gerar em nós diversas complicações psicológicas como ansiedade, doenças psicossomáticas, estresse, etc. Por isso a importância de estar vigilante, para evitar eventuais dificuldades.
 
Que Deus abençoe a Equipe da Reconciliatio, e que tenhamos mais encontros para o crescimento mútuo rumo ao caminho do Céu!”

Cássio Henrique

FREDERICO FERNANDES

“Participar do curso promovido pela equipe da Reconcilio foi de grande importância para nós, seminaristas. Posso dizer que foi o “coroamento” de um ano muito aprofundado na questão da afetividade humana e do discernimento. Com certeza, os temas passados nos ajudarão a viver melhor esses âmbitos da nossa vida. Alguns de nós já tínhamos participado de outras formações com essa equipe e fica claro o esforço e dedicação de passar sempre o melhor conteúdo. 

Parte que todos gostamos, sem dúvidas, foi a dinâmica dos autógrafos. Essa dinâmica é especial, pois nos faz olhar para as qualidades dos outros, algo que pode acabar se perdendo no meio da rotina.

 
Enfim, foi realmente uma ótima oportunidade participar do curso. Acrescentou muito na nossa formação humana, cristã e sacerdotal. Muito obrigado por sempre serem disponíveis e alegres em anunciar o Bem. ” 

Frederico Fernandes