Rua Figueira de Mello, 142 - Centro - Petrópolis - RJ (24) 2246-2852 reconciliatiopsi@gmail.com

Programa de Prevenção do Abuso Sexual e Construção de Ambientes Seguros para Crianças e Adolescentes

Trabalhamos a conscientização e a compreensão de tudo o que acontece dentro da realidade do abuso sexual

Coordenação

Dante Ricardo C. Aragón

  • Membro do Sodalício de Vida Cristã;
  • Bacharel em Administração pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Pós-graduado em Antropologia Cristã pela Universidad San Pablo – Arequipa – Perú;
  • Capacitado no programa Criando uma Cultura de Prevenção de Abusos pelo Instituto del Desarrollo Integral de la Persona – Equador;
  • Capacitado no Diplomado “La prevención en la Iglesia Latinoamericana” do Centro de Investigación y Formación Interdisciplinar para la Protección del Menor (CEPROME)
  • Capacitado no Diplomado “Perfilación y Psicodiagnóstico en abuso sexual de víctimas y agresores: diálogo entre el psico-diagnóstico y la psico-teologia” do Centro de Investigación y Formación Interdisciplinar para la Protección del Menor (CEPROME).
  • Apoio ao Comitê de Proteção e Tutela de Menores da Arquidiocese do Rio de Janeiro

José Augusto Rento Cardoso

  • Psicólogo graduado pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Mestre em História e Filosofia da Psicologia – UFJF;
  • Pós-graduado em Psicologia Positiva – UCAM/CPAF;
  • Pós-graduado em Logoterapia e Análise Existencial – UCP/ALVEF;
  • Psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;
  • Psicólogo Clínico;
  • Capacitado no Diplomado “Perfilación y Psicodiagnóstico en abuso sexual de víctimas y agresores: diálogo entre el psico-diagnóstico y la psico-teologia” do Centro de Investigación y Formación Interdisciplinar para la Proteción del Menor (CEPROME).
  • Número de registro profissional: CRP 05/42118.

Clara Maria Matuque

  • Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Petrópolis;
  • Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase em Crianças e Adolescentes;
  • Pós-Graduada em Avaliação Psicológica;
  • Psicóloga do NAPE-IJ (Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado – Infanto- juvenil) em Petrópolis;
  • Capacitada no Programa ‘Creando una cultura de prevención de abusos’ (Instituto de Desarrollo Integral de la Persona-DIP, Equador)
  • Formação em Psicologia Forense
  • Perita Judicial
  • Número de registro profissional: CRP 05/43093.

A Realidade do Abuso sexual

Sabemos que o abuso sexual contra a criança e adolescente tem sido considerado um grave problema de saúde pública devido aos altos índices de ocorrência e às sérias consequências para o desenvolvimento da vítima e de sua família. No período de 2011 a 2017, foram notificados no Sinan (Sistema Nacional de Agravo de Notificações), 184.524 casos de violência sexual, sendo 58.037 (31,5%) contra crianças e 83.068 (45,0%) contra adolescentes, concentrando 76,5% dos casos notificados nesses dois cursos de vida. Comparando-se os anos de 2011 e 2017, observa-se um aumento geral de 83,0% das notificações de violências sexuais.

Um só abuso é um escândalo. É assim, que iniciativas de capacitação, sensibilização e formação para a prevenção tornam-se essenciais e indispensáveis para ajudar à sociedade a ser um lar seguro para todas as pessoas que ingressarem pelas portas das instituições, organizações, escolas, etc.; e que as nossas crianças e adolescentes possam, também, se desenvolver em ambientes sãos, seguros e livres de abuso. Recentemente o Papa Francisco dirigiu as seguintes palavras: “A dor das vítimas e das suas famílias é também a nossa dor, por isso é preciso reafirmar mais uma vez o nosso compromisso em garantir a proteção de menores e de adultos em situações de vulnerabilidade” (Carta, 20/8/2018).

Ilustração Alejandra Martínez

Serviços oferecidos

A Reconciliatio-Psicologia Integral vem desenvolvendo desde o 2017, um Programa de Prevenção de Abuso Sexual e Construção de Ambientes Seguros para Crianças e Adolescentes, o qual inclui alguns Cursos com diversas temáticas, devido à multidisciplinaridade necessária para enfrentar este problema. Nosso Programa acredita que a promoção e a prevenção se fazem necessárias para evitar que as situações abusivas aconteçam. Sendo assim, trabalhamos a conscientização e a compreensão de tudo o que acontece dentro da realidade do abuso sexual, desde uma perspectiva interdisciplinar.

Cursos de capacitação

  • A Prevenção de Abuso Sexual e Construção de ambientes seguros para crianças e adolescentes. Duração: 6h
  • A Prevenção do Abuso Sexual na Igreja. Duração: 10h
  • Abusadores sexuais e vítimas de abuso sexual: Contribuições da Ciência Psicológica. Duração: 8h
Entre em contato conosco:
programa.prevencao@reconciliatio.com / reconciliatiopsi@gmail.com
(24) 99883-5959 / (24) 98813-3310

Objetivo do Programa

O objetivo de nosso programa consiste em promover a Prevenção do abuso sexual e a Construção de ambientes seguros para crianças, adolescentes e adultos vulneráveis no Brasil, através dos cursos de capacitação, palestras e assessorias a organizações, formando pessoas que lutem e se comprometam com uma cultura de prevenção.

Público Alvo

Instituições educativas, instituições eclesiais, organizações sem fins lucrativos, psicólogos, pedagogos, gestores sociais, agentes comunitários, pais de família, etc.

Cursos Oferecidos

Inscrições em breve

Testemunhos

Untitled-1-1

A capacitação acerca da “Prevenção do abuso sexual e a construção de ambientes seguros para as nossas crianças ” foi extremamente enriquecedora tanto em minha vida pessoal quanto na profissional, pois forneceu ferramentas essenciais para identificar possíveis casos de abuso com os discentes e / ou pessoas próximas, acolher as vítimas, bem como fornecer as diretrizes legais e encaminhá-las a um apoio psicológico necessário. Sou muito grata a esta equipe de psicólogos pelos conhecimentos e experiências partilhadas…Parabéns pelo excelente trabalho! Que Deus continue abençoando e ungindo cada um de vocês nesta nobre missão!

Juliana Pinheiro Freitas, Orientadora Educacional

Ir.-Vitória

Para mim, foi uma experiência muito profunda que me abriu a visão sobre este assunto tão doloroso na sociedade em geral e, sobretudo na realidade eclesial. A partir do curso ministrado pela “Equipe Reconciliatio”, pude compreender que tal acontecimento ocorre de forma silenciosa “sob nossos olhos”. É importante que os familiares e educadores estejam atentos aos sinais manifestados pelas crianças e adolescentes para protegê-los, aplicando medidas corretas e assegurar ambientes seguros de prevenção. Conhecimento é proteção! Com tal experiência, tomo consciência de sermos proativos nestas situações acolhendo o outro que sofre e que não precisa mais sofrer. Achei uma medida de extremo valor para que possamos levar o conhecimento a outros e diminuir cada vez mais os casos de abuso ao nosso redor.

Irmã Vitória

Claudia

Trabalho com crianças e adolescentes vítimas de violência desde 2006. Realmente, fiquei muito feliz em poder participar do curso promovido pela Reconciliatio, todo o conteúdo apresentado, o material disponibilizado, a metodologia utilizada e os palestrantes, excelentes! Renovou minhas esperanças para continuar trabalhando com a prevenção. O curso me animou a procurar na minha Diocese lideranças para dialogar sobre o assunto. Muito obrigada!

Cláudia Bonete, Pedagoga e atuando na Assistência Social.

Frei-Orestes

Participar do Curso de Prevenção do Abuso Sexual na Igreja foi uma grata experiência. Primeiro lugar pela competência dos Assessores no domínio do tema, a didática aplicada nos encontros e o material disponibilizado. E também pela riqueza da troca de experiência entre a pluralidade dos participantes. E o grande ensinamento do quanto é importante a prevenção. Parabéns a Reconciliatio.

Frei Orestes Serra, OFM

Untitled-1

O curso foi muito importante como meio de oportunizar e aprofundar reflexão sobre o tema Prevenção do abuso sexual na Igreja. Permitiu-nos estar em sintonia com a Igreja e comunhão com o Papa Francisco. Parabenizo e agradeço a todos os membros da equipe.

Padre Antônio Ferreira

Organizações parceiras

O Programa conta com algumas instituições parceiras como CEPROME (Centro de investigación y formación interdisciplinar para la protección del menor), ABA (Associação Brasileira de Apostolado). O Programa também conta com o apoio da Diocese de Petrópolis.

Ilustrações Alejandra Martínez

Entre em contato conosco: (24) 99883-5959