Coordenadora da Reconciliatio participa do III Congresso Latino-americano do Ceprome

Dos dias 12 a 14 de março do presente ano, Clara Matuque, psicóloga e coordenadora da Reconciliatio, participou do III Congresso Latino-americano organizado pelo Ceprome, agora com o tema “Vulnerabilidade e Abuso”.
O evento foi marcado pela presença de grandes estudiosos do assunto, tais como o Card. Seán P. O´Malley, Dr. Amedeo Cencini, Dra. Patricia Espinosa, Pe. Jordi Bertomeu, Dra. Ilva Hoyos etc. Ao longo dos dias foram abordados diversos tópicos sobre vulnerabilidade, dentre eles a relações entre a vulnerabilidade e questões jurídicas, canônicas e civis, bem como políticas eficazes e seguras podem ajudar a garantir os direitos das crianças e das pessoas mais vulneráveis.
Para Clara “poder estar com pessoas experientes e estudiosos no tema foi muito importante para atualizar os conhecimentos e aprender a melhor maneira de atuar na prevenção”. Além disso, ela complementa dizendo “vemos quantas coisas podem ser feitas para que todos, seja dentro da Igreja ou na sociedade civil, possam compreender a importância de estudar e falar sobre os vários tipos de abuso, encarando esse problema de frente”
A Reconciliatio está extremamente grata por ter tido a oportunidade de participar de um evento como esse! Essa experiência nos confirma que o primeiro passo é fazer com que todos verdadeiramente compreendam a importância de falar sobre os vários tipos de abuso. Reconhecer que existem relações abusivas é essencial, e para isso é necessário mudar a mentalidade, levando as pessoas a verem uns aos outros como iguais, em direito e dignidade, sem distinções. 

Deixe um comentário