Participação na semana de estudos dos padres da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Entre os dias 8 a 11 de janeiro de 2024, em Passa Quatro- MG, aconteceu a semana de estudos dos padres da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. O tema abordado foi “A Prevenção do Abuso Sexual: o papel da Igreja”; e Dante Aragón e Monique Bernardi , coordenadores da Reconciliatio, tiveram a honra de ministras diversas palestras sobre o assunto. Dentre elas, pode-se citar tópicos como “Compreendendo o Abuso Sexual” e “Caminhos de Prevenção: Educação da Sexualidade Humana”. Esse foi um enriquecedor momento para todos, onde nossa equipe pôde contribuir contribuir com a atualização teológica dos sacerdotes presentes.
Para saber um pouco mais sobre como foi a semana de estudos, leia os testemunhos de alguns dos participantes!



Testemunhos

Pe. Everaldo

“No mês de janeiro de 2024 o clero da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney recebeu uma formação sobre a Prevenção de abusos de menores e vulneráveis administrado pelo grupo Reconciliatio, de Petrópolis. A formação foi de grande profundidade e em perfeita consonância com a doutrina da Igreja. O curso nos ofereceu muitas reflexões importantes e muitos instrumentos úteis para um exercício responsável e seguro do ministério.”

Pe. Everaldo Bon Robert

Pe. José Edilson

“O abuso, diz o Papa Francisco, em todas as suas formas, é inaceitável. O abuso sexual de crianças é particularmente grave porque ofende a vida enquanto ela floresce naquele momento. Em vez de florescer, a pessoa abusada é ferida, às vezes até de forma indelével”. Por isso, o Santo Padre dizia que “de modo particular, é preciso desenvolver um novo enquadramento eficaz de prevenção em todas as instituições e ambientes das atividades eclesiais”. Com este espírito eclesial e cuidado pastoral, a Administração Apostólica São João Maria Vianney promoveu para seus clérigos o curso de capacitação do Grupo Reconciliatio em janeiro de 2024. Participamos durante dois dias intensos de formação, diálogo e troca de experiências. Já lidando com o tema há dez anos, fiquei surpreendido com a capacidade e praticidade dos expositores. Chamou-me atenção a seriedade com que expuseram os temas e a leveza das apresentações, dando oportunidade para a interação dos presentes. Apesar da intensidade do curso (10 exposições em dois dias), não ficou cansativo. Atendendo ao pedido do Papa Francisco, penso que as dioceses, escolas católicas e outras diversas instituições eclesiais deveriam promover capacitação para todos os agentes que têm responsabilidades sobre menores para que o tema seja objeto de discussão como forma de proteger aqueles que são os mais vulneráveis, tão sujeitos aos grandes perigos da sociedade moderna. Agradeço ao Grupo Reconciliatio pela dedicação, amor a nossas crianças e à Igreja.”

Pe. José Edilson de Lima

Instrutor para casos reservados à Santa Sé da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Membro da Comissão de Tutela de Menores da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Padre Marco Antônio

“No vídeo do Papa de março de 2023, o Santo Padre, o Papa Francisco nos orienta que: “Pedir perdão é necessário, mas não basta. Pedir perdão é bom para as vítimas, mas são elas que devem estar no centro de tudo. Sua dor, seus danos psicológicos podem começar a cicatrizar, se encontrarem respostas; ações concretas para reparar os horrores que sofreram, e evitar que se repitam… A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam… onde quer que seja.  A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los… É a Igreja que tem de oferecer espaços seguros para ouvir as vítimas, acompanha-las psicologicamente e protege-las”. (www.ovídeodopapa.org) Foi neste contexto de apelo e preocupação do Santo Padre, e neste caminho da Igreja, que a Administração Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney, nos dias 9 e 10 de janeiro, deste 2024, dedicou sua formação permanente ao estudo da prevenção de abusos de menores e vulneráveis. E para nos ajudar neste caminho, procuramos o apoio do Grupo Reconciliatio de Petrópolis, que com uma capacidade tão profunda, e um itinerário tão completo, de acordo com os anseios da Igreja, seguindo passo a passo, os conselhos do Santo Padre, e o que a Igreja tem feito e faz no momento atual, nos ajudou imensamente, bem além de nossas expectativas, que já eram boas sobre o grupo. Com aulas onde todos os temas são plenamente abordados, dinâmicas muito bem colocadas e instrutivas, o Grupo Reconciliatio propôs toda abordagem psicológica e precauções concretas, tudo de modo mais profundo de que o tema exige, e que qualquer diocese necessitaria conhecer, para, como diz o Santo Padre, sermos na Igreja um lugar seguro para todos.

Enfim, fizeram para todo nosso clero um curso completo, com toda a visão eclesial de que o tema exige, nos proporcionando em um curso intenso, mas muito bem exposto, bem atualizado, passando por todas as situações concretas, soluções e precauções necessárias, segundo a visão da Igreja, e o desejo do Santo Padre o Papa Francisco na linha da citação acima mencionada. Com toda certeza nos ajudará imensamente nas atividades pastorais de nossa Administração Apostólica. E nos deu uma visão importante e profunda para serem trabalhadas na formação presbiteral de nossos futuros sacerdotes. Agradecemos imensamente ao Grupo Reconciliatio, que com muito talento e amor a Igreja, se dedicam a este tema, e sabem abordá-lo com tanta paciência e dedicação e maestria, proporcionando todo suporte que precisamos conhecer para que, como deseja o Santo Padre, tendo as vítimas como centro, sejamos um lugar de diálogo, ajuda, proteção, acompanhamento e ajuda para todos.”

Pe. Marco Antonio Pinheiro Arêas

Deixe um comentário