Capacitações para Paróquias

Os abusos sexuais são uma realidade que acomete nossas sociedades cada vez mais, causando diversos impactos negativos não só nas vítimas, mas também nas pessoas ao seu redor. Tal cenário não está restrito a lugares específicos, mas permeia os mais diferentes ambientes, incluindo os meios religiosos. Desse modo, a Igreja Católica, ciente deste mal, vem buscando criar meios para prevenir e evitar a ocorrência desse tipo de violência, bem como promover a construção de ambientes que proporcionem a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, tanto nos meios eclesiais quanto civis.
Nesse sentido, ao longo do último mês, a Reconciliatio- Desenvolvimento da Pessoa realizou capacitações em duas paróquias da Diocese de Petrópolis- Paróquia São José do Itamarati e Paróquia Santo Antônio do Alto da Serra, a fim de ajudar na formação das equipes de catequese no combate desse mal. Através do tema “A prevenção do abuso sexual: o papel da Igreja”, a equipe Reconciliatio busca capacitar e certificar os catequistas e agentes pastorais para intervirem nos diferentes âmbitos de prevenção do Abuso Sexual e proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, nos ambientes eclesiais e no seio das famílias, Igrejas domésticas, cerne do desenvolvimento da pessoa.
Segundo Vania, coordenadora da catequese na Paróquia Santo Antônio no Alto da Serra, “O curso Prevenção do abuso sexual, me despertou para um olhar mais atento ao “grito de socorro” da criança/adolescente. Muitas vezes, por medo ou vergonha, eles não conseguem conversar sobre o assunto, mas as suas atitudes deixam pistas sobre o que pode estar acontecendo. E é exatamente aí que entra a importância do curso, pois ele nos ensina a ter este olhar cuidadoso e minucioso(…).”
Caso queira levar essa formação até a sua Paróquia, clique abaixo!

Deixe um comentário