SERVIÇOS PARA ESCOLAS: CAPACITAÇÕES PARA AMBIENTES EDUCATIVOS

Durante os meses de junho e julho a Reconciliatio foi a três instituições educativas para aplicar a capacitação ‘Promovendo a cultura dos bons tratos e prevenindo os tipos de abuso em contextos educativos’, sendo elas o Colégio Santo Inácio e o Colégio Everest, localizados na cidade do Rio de Janeiro, e a Associação Solidariedade em Marcha (SOMAR), localizada na cidade de São Paulo. No total, cerca de 730 pessoas foram contempladas pela formação.
O principal objetivo do trabalho foi capacitar todos os colaboradores de cada instituição para atuarem da melhor maneira possível nos ambientes educativos, visando a prevenção do abuso sexual e proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, bem como o cuidado e o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção de uma cultura educativa protetora. Durante as explanações foram explorados temas como as noções de vulnerabilidade, poder e prevenção; a realidade do abuso no Brasil; a centralidade e a missão da escola na prevenção de abusos; a comunidade educativa; protocolos; conceitos e definições na temática dos abusos; a dinâmica do abuso sexual e habilidades para a vida.
A Reconciliatio acredita que, sobretudo nos tempos que nossa sociedade atravessa, é essencial que as pessoas possuam um olhar integral sobre o ser humano, buscando compreendê-lo como um sujeito multifacetado e integrado a um contexto. Nesse sentido, sendo as escolas e as diferentes instituições de ensino um local privilegiado para a formação e desenvolvimento de uma pessoa, é primordial que se busque torná-las locais seguros e saudáveis. 
Colégio Santo Inácio
Colégio Everest
Colégio Everest
SOMAR
SOMAR



Depoimentos

LEONARDO AURELIANO DOS REIS TEIXEIRA DOS SANTOS

“A capacitação com a Reconciliatio foi uma oportunidade excelente de olhar para a realidade educativa como espaço de cuidado e acolhimento, antídotos necessários contra a violência. Os encontros formativos foram acessíveis e diretos. Além de evidenciar os conceitos tanto do ponto de vista da psicologia quanto do direito, a Reconciliatio deixou claro que a dignidade da pessoa humana, em sua natural vulnerabilidade, requer um cuidado que não se resume a uma estrutura adequada ou aos necessários mecanismos legais. É necessária uma mudança de mentalidade no sentido de compreender a pessoa humana como mistério irredutível a qualquer tentativa de rotulagem”

Leonardo Santos, colaborador no Colégio Santo Inácio

Marcia Aparecida Tinoco Pereira Caetano (1)

“Participar de uma capacitação é sempre motivador e me acrescenta bastante. Acredito que os pontos positivos foram: esclarecer aos participantes o que é considerado um comportamento inadequado com um ou uma colega, no ambiente de trabalho. Retomar documentos importantes que respaldam e esclarecem nossas ações, enquanto gestores. Trouxe ao grupo diferentes tipos de abusos, os quais já eram conhecidos por nós. Mas entendo que seja sempre bom ratificar para não cair na rotina como algo natural. Apenas achei que alguns exemplos dados nos dois encontros não foram adequados.”

Marcia Caetano, colaboradora no Colégio Santo Inácio

MARIA CRISTINA ANTUNES DINIZ (1)

“O curso oferecido pela empresa Reconciliatio para a Comunidade Educativa Everest nos fez perceber a importância e urgência de criar medidas de prevenção de abuso sexual infantil com um olhar mais atento e cuidadoso. Vimos que é uma realidade muito maior do que imaginávamos, realidade cruel que viola os direitos das crianças e adolescentes. Obrigada por nos ensinar ferramentas de proteção aos nossos educandos.”

Ms. Cristina, colaboradora do Colégio Everest Internacional do Rio de Janeiro

RENATA MARTINS DE CARVALHO

“Gostaria de agradecer toda partilha de conhecimento sobre um tema tão delicado e importante para nossa Comunidade Educativa. Foram momentos de troca dinâmica muito significativa. Agradeço e espero contar com novas oportunidades de aprender com vocês.”

Ms. Renata, colaboradora do Colégio Everest Internacional do Rio de Janeiro

ALINE DIAS VILARDO PEREIRA (1)

“A Reconciliatio nos proporcionou uma verdadeira viagem à convite do Papa” para tratarmos desse tema tão delicado e essencial de forma criativa, leve e dinâmica. Agradeço a oportunidade de ter participado desta jornada.”

Ms.Aline, colaboradora do Colégio Everest Internacional Rio de Janeiro

PE MANUEL

“Querida equipe de Reconciliatio, muito obrigado por nos ajudar a fazer do Colégio parte dessa “Casa segura” que o Papa Francisco deseja para toda a Igreja. Que Deus vos abençoe!” 

Pe. Manuel, LC, Diretor do Colégio Everest Internacional do Rio de Janeiro

César Sampaio

“A participação da capacitação realizada pela Reconciliatio foi uma experiência espetacular e edificante.
Os capacitadores abordaram os assuntos, muitas vezes complexos, com um domínio excepcional, além de que com maestria, soube responder todas as perguntas específicas da nossa organização.
Muito obrigado pela excelência e profissionalismo!” 

César Sampaio, colaborador SOMAR

QUERO LEVAR ESSE SERVIÇO PARA MINHA INSTITUIÇÃO!

Deixe um comentário