Nos dias 14, 15 e 16 de março, na cidade de Assunção-Paraguai, aconteceu o II Congresso Latino-americano com o tema: ‘Atender, Informar e Comunicar’, elementos-chave para uma gestão eficaz nos casos de abuso sexual.
O Congresso começou com a leitura de uma mensagem do Papa Francisco para os participantes, no qual disse: “é prioritário estabelecer procedimentos claros para a proteção de pessoas vulneráveis na Igreja”.
O evento contou com presenças ilustres, como a do cardeal Sean O´Malley, o cardeal Adalberto Martínes e o Pe. Hans Zollner, membros da Pontifícia Comissão de Proteção de Menores e do Conselho Latino-americano de Ceprome. Participaram também vários brasileiros, dentre eles a Dra. Eliane de Carli e Nelson Giovanelli. Ademais participaram membros da Família Sodálite de outros países, que também estão se formando e trabalhando neste âmbito da Prevenção, e com os quais se espera realizar um trabalho mais articulado nos próximos anos.
Durante todo o Congresso houve um grande espírito de comunhão, reflexão e diálogos com muita abertura, pois todos, os 400 participantes, a maioria leigos, são pessoas que estão na linha de frente neste trabalho tão importante na nossa Igreja.
Para Clara Maria Matuque da Silva Rento, uma das coordenadoras da Reconciliatio, a sua participação neste Congresso significou: “Para mim foi uma grande oportunidade de estar entre as pessoas que mais se dedicam ao tema da proteção de menores e construção de ambientes seguros, interagindo com representantes do Brasil e de outros países. Foi uma experiência de unidade para que possamos trabalhar em conjunto e trilhar caminhos efetivos
para formar a todos e prevenir situações de abuso na Igreja e no mundo. Aprendi muito nos mini cursos, pude experimentar um grande espírito de fraternidade e comunhão e o desejo de seguirmos juntos na construção de espaços mais seguros onde o respeito à dignidade humana é o mais importante”.