É com o coração repleto de alegria que celebramos 10 anos de Reconciliatio – Desenvolvimento da Pessoa! Primeiramente, agradeço a Deus por essa oportunidade de a cada dia poder contribuir para a construção de uma sociedade emocionalmente mais saudável e segura, pois essa é a nossa missão. Foi muito gratificante poder contar com a presença de pessoas tão importantes nessa caminhada, entre elas Dom Gregório Paixão, nosso bispo diocesano e vários membros do sodalício de vida Cristã , bem como muitos amigos que estiveram ao nosso lado durante todo esse tempo.
A Reconciliatio- Desensevolvimento da Pessoa foi um sonho que se foi concretizando. Nasceu ainda na Universidade, antes da formatura e dentro do carisma sodálite, fruto do diálogo de três pessoas (José Augusto Rento Cardoso, Clara Maria Matuque da Silva Rento e Monique Bernardi) que éramos e somos membros do MVC, no período que que estávamos finalizando nossa graduação em Psicologia e desejávamos começar algo em prol da Igreja juntos. Foi importante contar com o apoio também de alguns sodálites (Júlio, Martín, Dante), e com eles fomos articulando a ideia dos atendimentos e do zelo pela formação e reflexão sobre a pessoa, um grande desafio que se vive na nossa profissão de psicólogos.
Anos depois surgiu a possibilidade de trabalhar em Programas de Prevenção e Promoção da saúde mental. E hoje temos alguns projetos sendo executados, especialmente na Prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes. Como também, estamos apoiando a Diocese de Petrópolis como parceiros no Projeto Presença Samaritana. E está sendo uma experiência muito rica poder nos dedicar à esses Projetos.Temos hoje, uma equipe de 10 psicólogos (parceiros extraordinários) e que fazem parte de nosso trabalho e do qual estamos muito orgulhosos.
Monique Bernardi, psicóloga e coordenadora da Reconciliatio.